Aqui você baixa programas para preenchimento eletrônico dos questionários das pesquisas do IBGE e transmite suas respostas com segurança. Também é possível acessar os questionários das pesquisas econômicas mensais.

 

A Pesquisa Anual de Comércio (PAC), parte integrante do Sistema de Estatísticas por Empresas do IBGE, levanta informações referentes a pessoal ocupado, salários e retiradas, receitas, custos e despesas, entre outras, coletadas em cerca de 80.000 empresas. A pesquisa tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista, varejista e dos representantes comerciais no País e suas transformações no tempo.

Caso sua empresa tenha sido selecionada, as informações podem ser fornecidas no questionário eletrônico da pesquisa e depois enviadas através do link: Enviar Dados Pesquisas Anuais

O IBGE agradece a todos que nos fornecem informações e nos auxiliam na compreensão dos dados, contribuindo para o aprimoramento da qualidade dos resultados da pesquisa.

Encontram-se disponíveis dois modelos de questionário: completo e simplificado. O IBGE, por critérios técnicos, já definiu qual o modelo de questionário as empresas devem preencher. A utilização inadequada do modelo acarretará um novo preenchimento.

Para a definição do modelo de questionário, o IBGE utilizou o seguinte critério:

MODELO COMPLETO: Aplicado a todas as empresas comerciais que, em 31 de dezembro do ano anterior ao de referência da pesquisa, tinham um quadro de pessoal ocupado de 20 ou mais pessoas, inclusive proprietários e sócios.

MODELO SIMPLIFICADO: Aplicado a empresas comerciais, selecionadas aleatoriamente, que, em 31 de dezembro do ano anterior ao de referência da pesquisa, tinham um quadro de pessoal ocupado inferior a 20 pessoas, inclusive proprietários e sócios.

Cabe ressaltar que existe uma exceção: empresas que apresentam pessoal ocupado menor que 20, são selecionadas para responder o modelo completo do questionário se apresentaram receita compatível com a de uma grande empresa na Pesquisa do ano anterior.

Caso haja alguma dúvida sobre a Pesquisa/Modelo que a sua empresa deverá responder, utilize o link: Pesquisa de Empresas.

Para esclarecimentos sobre a pesquisa, envie um e-mail para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Prezados usuários,

Após o ciberataque ocorrido no início de maio de 2017, que afetou computadores no mundo todo, as empresas de antivírus estão aplicando políticas mais severas de rastreamento de ameaças, por vezes alguns antivírus estão emitindo alertas que são falsos positivos e apesar dos instaladores não possuírem vírus ou malwares de nenhum tipo geram a incerteza na hora da instalação de um software.

Recebemos relatos de que alguns softwares de segurança estão alarmando possíveis riscos de malwares com os instaladores dos questionários das pesquisas por empresas do IBGE. Informamos que estes instaladores estão disponíveis no site do IBGE desde abril de 2017 sem qualquer ocorrência de problema.

A equipe técnica do IBGE atesta que estes avisos representam falsos positivos, pois os instaladores gerados nas instalações do IBGE são construídos em ambientes controlados, testados em softwares de segurança, não representando riscos para instalação no equipamento do usuário e é garantido que os instaladores das pesquisas econômicas do IBGE não possuem vírus ou malwares de nenhum tipo.

Gostaríamos de agradecer a confiança e reforçar que estamos trabalhando em uma reformulação nos sistemas econômicos para que no futuro próximo este tipo de inconveniente não mais ocorra.

 

    Download PAC 2016 Questionário Modelo Completo => (v 1.00 - 03/04/2017)

    Download PAC 2016 Questionário Modelo Simplificado => (v 1.00 - 03/04/2017)

Ano Anterior

          Download PAC 2015 Questionário Modelo Completo

          Download PAC 2015 Questionário Modelo Simplificado

 

Instruções para o download dos arquivos e instalação dos questionários:

1 - Transferência dos arquivos para a sua unidade C:

  • Ao dar um duplo clique no arquivo (PACCOM.exe) ou no arquivo (PACSIM.exe), aparecerá a tela do ZipCentral Extracting Archive, que permitirá escolher o caminho onde os arquivos serão colocados (sugere-se que seja utilizado o seguinte diretório: C: \Temp). Tendo feito a escolha, pressione o botão EXTRACT; Aparecerá uma mensagem de que todos os arquivos foram extraídos;
  • Clicar, então, no botão OK e o processo de instalação se iniciará automaticamente.

© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística