Aqui você baixa programas para preenchimento eletrônico dos questionários das pesquisas do IBGE e transmite suas respostas com segurança. Também é possível acessar os questionários das pesquisas econômicas mensais.

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC faz parte do Programa Anual das Pesquisas Estruturais por Empresa do IBGE e tem como objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no País e suas transformações no tempo. A pesquisa levanta informações econômico-financeiras das empresas comerciais no Brasil.

Os questionários da PAC estão disponíveis nos modelos completo e simplificado, os quais são pré-definidos para cada empresa utilizando-se o seguinte critério:



  • Modelo Completo: Aplicado a todas as empresas comerciais que em 31 de dezembro do ano de referência da pesquisa (2019) tinham um quadro de pessoal ocupado de 20 ou mais pessoas, inclusive proprietários e sócios.


    Download PAC 2019 (Questionário Modelo Completo) (v 1.00 - 01/04/2020)




  • Modelo Simplificado: Aplicado a empresas comerciais, selecionadas aleatoriamente, que em 31 de dezembro do ano de referência da pesquisa (2019) tinham um quadro de pessoal ocupado inferior a 20 pessoas, inclusive proprietários e sócios.
    Cabe ressaltar que existe uma exceção: empresas que apresentaram pessoal ocupado menor que 20 são selecionadas para responder o modelo completo do questionário se tiverem auferido receita no patamar de uma grande empresa na PAC 2018.


    Download PAC 2019 (Questionário Modelo Simplificado) (v 1.00 - 01/04/2020)




Para consultar o modelo de questionário para o qual sua empresa foi selecionada, clique aqui. Lembramos que o modelo não é passível de alteração e que a utilização inadequada do Modelo de questionário acarretará um novo preenchimento.

Para transmitir os dados preenchidos, acesse o link enviar dados – pesquisa anual ou envie pelo próprio sistema do questionário eletrônico, acessando o Menu Arquivo, opção Transmitir Questionário via Internet.

O IBGE disponibiliza a funcionalidade de importação de um arquivo de dados em formato CSV para o preenchimento dos questionários eletrônicos. Dessa forma, o arquivo em CSV com as informações requeridas pelo IBGE pode ser gerado no sistema de sua empresa e importado para o sistema eletrônico dos questionários, realizando, dessa forma, o preenchimento automático.

O layout CSV e os procedimentos para importação estão disponíveis no menu Ajuda, opção Manual Importação do questionário eletrônico. Para finalizar a importação utilize a opção Importar Questionário no Menu Ferramentas.

Para esclarecimentos sobre a PAC e dúvidas no preenchimento, envie um e-mail para o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entre em contato com a Supervisão Estadual do IBGE de sua Unidade da Federação a partir da lista de contatos do Help do Informante, disponível no menu Ajuda, opção Ajuda Geral.

O IBGE agradece as informações prestadas, que são indispensáveis para a análise e o planejamento econômico das empresas do setor privado e dos diferentes níveis de governo, constituindo uma fonte valiosa de pesquisa e conhecimento para a sociedade em geral.



Instruções para o download dos arquivos e instalação dos questionários

O Programa de Questionários pode ser instalado em qualquer máquina com Sistema Operacional Windows.

Transferência dos arquivos para a sua unidade C:

  • Ao dar um duplo clique no arquivo (PACCOM.exe) ou no arquivo (PACSIM.exe), aparecerá a tela do ZipCentral Extracting Archive, que permitirá escolher o caminho onde os arquivos serão colocados (sugere-se que seja utilizado o seguinte diretório: "C:\Temp\PAC\"). Tendo feito a escolha, pressione o botão EXTRACT;
  • Aparecerá uma mensagem de que todos os arquivos foram extraídos;
  • Clicar, então, no botão OK e o processo de instalação se iniciará automaticamente.



Link para download do questionário eletrônico do ano anterior


© 2020 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística